LIVRO EM DESTAQUE

CARNAVAIS, MALANDROS E HERÓIS
de Roberto DaMatta


Lançado às vésperas do carnaval de 79, “Carnavais, malandros e herois: para uma sociologia do dilema brasileiro”, do antropólogo Roberto DaMatta, chega aos 30 anos como um dos mais influentes e polêmicos ensaios interpretativos da sociedade brasileira. Foi esse, de fato, seu objetivo. Como o próprio DaMatta escreveu na introdução, o livro pretendia ombrear-se às obras clássicas de Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Sérgio Buarque e Gilberto Freyre.
Em sua visão totalizante e diacrônica, DaMatta utiliza a teoria da inversão social para argumentar que o carnaval brasileiro é o momento em que se infundem valores igualitários numa sociedade hierárquica e autoritária. Esse é o substrato real da construção ideológica do discurso carnavalesco calcado numa brasilidade homogênea, inclusiva, sem hierarquias, antípoda de sua sociedade hierárquica, excludente, cartorial. No entanto, a suspensão da temporalidade e a ausência da perspectiva do conflito no carnaval tornam a obra alvo de contundentes críticas. (Bruno Felippo)

O livro CARNAVAIS, MALANDROS E HERÓIS pode ser consultado, em sua quinta edição (1990), na Biblioteca Fernando Pamplona do Centro de Referência do Carnaval.

OUTROS LIVROS COMENTADOS
HISTÓRIA DO CARNAVAL CARIOCA

 
Busca OK